“FOCA” NA “BOTA”
- Aparecida Donato
- 25 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Olá descendentes de italianos assim como eu.
Sou a Aparecida Donato. O meu trabalho é ajudá-los a ter em mãos a certidão de nascimento do seu antepassado italiano para o pedido de reconhecimento de cidadania italiana.
O meu instrutor foi Fabio Barbiero, uma sumidade em reconhecimento de cidadania italiana.
Para a obtenção do reconhecimento de cidadania italiana, comecemos por rascunhar a árvore genealógica, por linha paterna (por linha materna, falaremos oportunamente). Essa árvore genealógica possibilitará conhecer o antepassado italiano que comprovará a sua ligação sanguínea com o imigrante italiano.
Comece anotando num folha o seu nome e suba uma linha e coloque o nome do seu pai (se ele for brasileiro, suba mais uma linha) e anote o nome do pai dele (se seu avô for brasileiro, suba outra linha) e coloque o nome do pai do seu avô; se seu bisavô for italiano, pare aí, porque encontramos o seu antepassado italiano.
Não se esqueça de que para o reconhecimento de cidadania italiana não há limite de gerações.
Pois bem, encontrado o antepassado italiano, deve-se obter o maior número possível de informações sobre todos as pessoas que estão incluídas na árvore. Então, faça uma reunião com todos os seus parentes, anote cada detalhe informado (local de nascimento/data de nascimento de todos os brasileiros, local de casamento no Brasil, se houve óbitos, obtenha data e local do óbito, e também data de nascimento e local de nascimento, na Itália, do antepassado italiano, etc). Caso seja possível, peça uma cópia da certidão de nascimento/ casamento e óbito de cada parente brasileiro constante da árvore. Guarde com carinho todas essas informações e documentos. Elas serão extremamente úteis para o próximo passo que será informado oportunamente.
Comentarios